sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Delegado que sumiu no AM durante ação segue desaparecido há 1 mês

Um mês após ter caído no Rio Solimões, o delegado Thiago Garcez continua desaparecido. O delegado é o titular da unidade Coari, a 363 km de Manaus e desapareceu durante uma operação contra traficantes no Rio Solimões, no dia 5 de dezembro.

Uma operação foi montada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) para procurar o delegado. No dia 6 de dezembro,a metralhadora que ele usava foi encontradano fundo do rio, onde também estava um fuzil utilizado por policiais militares que participaram da operação. Posteriormente, o colete balístico usado por ele foi achado nas proximidades de Codajás, a 240 km da capital.

A Secretaria descartou a hipótese de uma emboscada para a morte do delegado. No dia 11 de dezembro, dois homens que seriam os alvos da operação realizada por Garcez foram mortos em uma troca de tiros com policiais em Coari.

Inquéritos
Três inquéritos foram instaurados pela Polícia Civil para avaliar as circunstâncias. A corregedoria das polícias civil e militar também deve instaurar inquéritos para verificar as ações.

O primeiro inquérito apura o tráfico internacional de drogas. O segundo apura a conduta dos policiais e o terceiro apura as buscas e o sumiço de Thyago, para esclarecer se o delegado sumiu em virtude da ação dos suspeitos ou se afogou.

Fonte: http://g1.globo.com/am/amazonas