segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Professor da UESPI irá a Portugal para realização de estudos sobre o sistema policial do país

O sistema policial português será objeto de pesquisa a ser realizada pelo prof. Dr. dos cursos de Sociologia e Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí, José da Cruz Bispo de Miranda. O professor estará em Lisboa, Portugal, entre os dias 4 e 20 do mês de dezembro, para fazer uma análise da estrutura organizacional das forças policiais do país (Polícia de Segurança Pública – PSP e a Guarda Nacional Republicana – GNR). O trabalho será realizado no Instituto Universitário de Lisboa –ISCTE, sob a supervisão da profa. Dra. Catarina Foris do ISCTE.

Os resultados das análises vão compor o projeto de pesquisa (vinculado ao Núcleo de Pesquisa em Educação e Sociologia da UESPI) intitulado “O Ethos Policial e a Arquitetura Organizacional das Forças Policiais em Portugal e no Brasil”. O objetivo geral do projeto é analisar as transformações culturais e institucionais no costume policial e na arquitetura organizacional das forças policiais em Portugal (Polícia de Segurança Pública – PSP e a Guarda Nacional Republicana – GNR) e no Brasil para perceber o processo de alteração entre as instituições policiais, a democracia, a cidadania e os direitos civis no século XXI. “Iremos fazer uma comparação entre o sistema policial português com o nosso, a fim de observarmos que contribuições o sistema de Portugal pode trazer para o brasileiro”, explica Bispo.

Assim que concluídos, os estudos serão compartilhados visando nortear mudanças necessárias no sistema policial brasileiro, segundo José Bispo. Uma destas mudanças fundamentais se refere à “questão da gestão da polícia, na organização no dia a dia, na rotina gerencial do sistema policial, tanto na política militar, como na civil. Mas, uma mudança que deve ser de cultura, organização, de princípios das próprias organizações policiais”, destaca o professor.

Bispo é uma das referências em Segurança Pública no estado. O pesquisador desenvolve estudos na área desde 2001 e já possui inúmeros livros e artigos sobre sistema de polícia, policiamento e outros temas ligados à Segurança Pública publicados.

Fonte: http://www.uespi.br/