segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Órgãos de Segurança de AL ganham sistema de radiocomunicação digital


Equipamentos vão integrar polícias, bombeiros e outros órgãos do estado. Novo sistema já está em operação em Maceió e na Região Metropolitana.

Integrantes dos órgãos que compõem a Segurança Pública de Alagoas têm agora à disposição novos equipamentos que pretendem melhorar a comunicação durante as ocorrências. É um sistema digital de radiocomunicação que já está operando em Maceió e Região Metropolitana e deve ser expandido para as outras regiões.

A informação foi divulgada nesta segunda-feira (28) pelo governador Renan filho (PMDB). A proposta é otimizar o contato entre as polícias Civil, Militar, o Corpo de Bombeiros, a Perícia Oficial e o Grupamento Aéreo. O governador destacou que isso vai permitir um planejamento e atuação diferente das polícias em Alagoas.

"Será possível que as polícias se comuniquem sem que outras pessoas estejam captando o sinal e ouvindo as ocorrências. A partir de hoje, será possível contatar todas as viaturas de uma só vez, enviar dados para a perícia de maneira criptografada, e muito mais para reduzir a violência no nosso estado", explicou o governador.

Com essa tecnologia, ninguém poderá captar o sinal policial ou copiar ocorrências.

O coronel Marcos Sampaio informou que os policiais terão recursos de rastreamento e botão de pânico.

"O principal desta nova tecnologia será garantir a segurança dos nossos policiais que estão nas ruas. Saímos de uma plataforma analógica e insegura para os nossos militares, e estamos partindo para uma tecnologia de ponta que vai garantir uma comunicação de qualidade entre os PMs", afirmou Sampaio.

Estão sendo disponibilizados 2400 rádios portáteis, 690 rádios moveis, localizados dentro das viaturas, 140 rádios fixos, localizados dentro dos batalhões policiais, estações-base com portadores de geração de sinal para funcionamento correto dos rádios e 20 estações de despacho de viaturas.

Fonte: http://g1.globo.com/al/alagoas