quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Recorde de homicídios na Região Metropolitana de São Luís

“É um assassinato a cada oito horas. Para combater essa endemia, é preciso triplicar o efetivo da Polícia Militar”, diz o promotor José Cláudio Cabral Marques.

SÃO LUÍS(MA) - Foram registradas 103 mortes violentas somente no mês de novembro, na Região Metropolitana de São Luís, segundo boletim da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) atualizado até as 7h desta terça-feira (2). As estatísticas mostram que o mês foi o que obteve mais ocorrências do tipo no ano, superando os índices de agosto, quando houveram 90 ocorrências na região.

O índice aponta somente os homicídios dolosos (quando há inteção de matar) por armas de fogo e armas brancas. Se considerarmos lesões corporais seguidas de morte (3), latrocínios (7) e homicídios decorrentes de intervenção policial (11), o número sobe para 124 ocorrências no mês.

Os dias mais violentos foram dois domingos - 23 e 9 - com 10 e 9 mortes registradas, respectivamente. Uma sexta-feira, dia 5, foi o único que não registrou morte violenta.

De acordo com a secretaria, o crescimento no número de mortes entre outubro e novembro deste ano foi de 58%. Já em relação ao mesmo período do ano passado, o aumento foi de 40%.

O total acumulado aponta que foram registradas 826 mortes somente este ano na região metropolitana, contra 807 em 2013 e 635 em 2012.