quinta-feira, 6 de novembro de 2014

PLANTÃO DE ONTEM ... CENTRAL DE FLAGRANTES

Mais um plantão tranquilo. Claro que isso não significa que mais de uma dezena de crimes não tenha ocorrido pela cidade, na sua maioria roubo onde as vitimas nem mesmo mais querem se prestar ao trabalho de se dirigir a uma delegacia para registrar o fato em virtude de não acreditarem ter seu bem reavido, na maioria das vezes dinheiro e celulares tomados sob ameaça de arma branca ou mesmo de fogo. Se bem que aqui em Timon assalto de motocicletas parece ser ação criminosa que estimula iniciantes no crime.

Esse plantão, um fato chamou minha atenção pela ousadia da ação, também pela iniciativa de quem percebeu o assalto e evitou. Um homem que trafegava no local do assalto jogou seu veiculo para cima da motocicleta roubada no momento do assalto. Esse fato ocorreu na manhã de ontem, quando uma professora saia da Secretaria de Educação. A motocicleta foi recuperada e restituída momentos depois. Um dos assaltantes, um jovem de 18 anos foi pego pela policia militar quando empreendia fuga depois de abandonar o veiculo. O comparsa fugiu, devendo, certamente ser pego, em uma das suas próximas ações, já que esse tem sido o ciclo: vai preso, vai solto; vai solto, reincide. Que vida a dessa juventude criminosa! Flagrante feito!
A segunda prisão ocorreu nas proximidades da UEMA, uma estudante foi tomada de assalto por um individuo, 18 anos, que de arma em punho anunciou o assalto. O objeto subtraído, um celular também foi recuperado. Na tentativa de fuga o individuo adentou o quintal de uma residência e foi detido pela população que facilitou o trabalho da PM, já que ao chegar no local só teve o trabalho de conduzir o "ilustre" de dentro de uma guarda roupa velho para a Cebtral. Mais um flagrante!      

Um segundo roubo de motocicleta também foi registrado e a vitima prestou esclarecimentos acerca do fato. Tomada de assalto nas proximidades de sua casa foi obrigada a entregar seu veiculo, uma BIZ ano 2014, para dois indivíduos que ameaçaram atirar caso o veiculo não fosse entregue. Mais uma moto recuperada. Ninguém foi preso até o momento, mais já se conhece autoria delitiva.

E já quase encerrando... Um procedimento em desfavor de um adolescente após prática de roubo, ainda com os livros da escola, local onde deveria estar. O adolescente acompanhado de um adulto adentraram em um comércio, e de posse de um revolver calibre 38 anunciaram o assalto levando consigo o veículo da vítima. O veiculo foi rapidamente recuperado. Quanto ao adolescente, o mesmo foi entregue à família sob compromisso de apresentá-lo a justiça quando solicitado. Isso mesmo !!! 
Os dois últimos procedimentos ocorreram em virtude de crimes de menor potencial ofensivo, lesão corporal e ameaça contra membros da própria família, constando como causa originária o uso de drogas. Situação desmanteladora de muitos lares nos dias de hoje. Triste realidade!

Para mim, descanso. Na labuta agora, Ítalo.