domingo, 3 de agosto de 2014

Edital N. 001/SSP/DGPC/ACADEPOL/2014 - SANTA CATARINA


Essa semana fui procurada por uma colega dos tempos de faculdade. Muito, muito feliz por ter sido aprovada no Concurso de delegado do estado de Santa Cataria pedia ajuda para realização da segunda fase do certame que se constituirá da prova subjetiva, ou seja, quatro questões dissertativas das disciplinas de direito constitucional, administrativo, direito penal e processo penal e uma peça prática. Para ajudar a colega precisei dar uma olhada no edital, verificar o que reza o mesmo. Alguns pontos do edital me chamaram a atenção, tanto que faço questão de comentá-los aqui.

1. Em relação ao material de consulta: A partir da convocação dos candidatos para a prova dissertativa o candidato que optar pelo uso do material de consulta permitido, deverá garantir que este esteja disponível na sede da ACAFE até a data limite de 28 de agosto de 2014, ou seja, o material deverá ser enviado em envelope lacrado e devidamente identificado com nome e número de inscrição do candidato, sendo que o candidato que tiver o material de consulta HOMOLOGADO será informado através do e-mail cadastrado no formulário de inscrição, enquanto aquele que tiver o material classificado como NÃO HOMOLOGADO será facultado prestar a prova dissertativa sem consulta.

2. Nomeação e posse: Esta dar-se-á após a realização de todas as fases do certame. Uma vez aprovado segue o candidato à vaga de delegado para a Academia de Polícia devidamente nomeado e empossado com a remuneração correspondente ao cargo. Apenas no caso do aluno-policial ser reprovado no curso de formação profissional será ele exonerado do cargo por ato do Chefe do Poder Executivo, tendo em vista, nesta hipótese, não ter cumprido requisito fundamental do estágio probatório (art. 35, § 3º, da Lei Complementar n. 453, de 05 de agosto de 2009). 

Quer dizer: faz o curso, conclui aprovado; sai o resultado final, o Diretor da ACADEPOL aprova, e por fim, o Delegado-Geral da Polícia Civil homologa. 

Está certo que estou há tempinho sem contato com editais de concursos, visto que andei por demais dedicada a uma certa atividade que me consumia tempo e juízo, mas confesso que desconhecia qualquer outro edital de concurso para delegado exatamente com toda essa previsão de organização e cuidado na fase dissertativa; também de previsão de nomeação e posse antes da realização da academia...  

... Tai, gostei!!!!