domingo, 17 de agosto de 2014

CULTURA ATIVA NA AMAZÔNIA BRASILEIRA - 2º FESTIVAL INDÍGENA MARIRI YAWANAWÁ

Entre os dias 10 e 15 de agosto foi realizado na Aldeia Mutum, rio Gregório, a 2ª edição do festival indígena Yanamawá. O evento acontece em plena floresta amazônica, na cidade de Tarauacá-Acre. O festival Mariri Yanamawá já é conhecido mundialmente. Varios turistas estrangeiros participam da maior festa indígena meio a selva brasileira. 

Os povos Yanamawá só existe na região do rio Gregório e formam nove aldeias. Para o cacique da aldeia JoaquimTashka Yawanawa o festival está sendo memorável. 

No festival se celebra cultura e espiritualidade com cantos, danças, expressões artísticas do povo Yawanawa. A festa foi criada para resgatar e fortalecer estas manifestações, esquecidas durante quase quatro décadas. O Festival Mariri é realizado com apoio da Secretaria de Turismo e Lazer do Acre (Setul) e faz parte da rota Caminhos das Aldeias e da Biodiversidade. Na aldeia Mutum, o Centro Cerimonial de Cultura e Terapia Yawanawa prepara os jovens para trabalhar a espiritualidade. A imersão nesta incrível e rica cultura do povo Yawanawa é uma das peculiaridades do Acre.

O festival foi registrado pelo fotográfo Jardy Lopes, a quem se deve os créditos de todas as imagens veiculadas no tarauacaagora.blogspot.com.br, de Leandro Matthaus.