quinta-feira, 31 de julho de 2014

Fica a dica!

SINOPSE:

A coletânea de artigos conseguiu condensar trabalhos que analisam as tensões contemporâneas da repressão criminal adotando diversos enfoques: dogmático jurídico, criminológico, processual, sociológico e da ciência política. E a despeito dessa multiplicidade de abordagens, uma mesma conclusão se apresentou como inegável: no Estado neoliberal, a resposta penal foi reafirmada e prodigalizada como dispositivo de controle das massas e de preservação e ampliação da exclusão social, tudo em nome do bom desenvolvimento do mercado. A prevalência do punitivismo sobre políticas públicas de bem-estar social - ou, simplesmente, de afirmação de valores democráticos como a igualdade, a liberdade e a tolerância - ganhou força.

Com o objetivo de realizar uma reflexão crítica sobre aspectos relevantes da repressão penal no modelo neoliberal de Estado, foi desenvolvido o livro Tensões Contemporâneas da Repressão Criminal. Organizado pela Editoria Livraria do Advogada, o livro será lançado no próximo dia 21 de agosto de 2014, às 19h, na Livraria Saraiva, do Shopping Boulevard. A obra é composta por artigos escritos por docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Pará (PPGD/UFPA) vinculados à linha de Pesquisa Intervenção Penal, Segurança Pública e Direitos Humanos, além de autores convidados, nacionais e internacionais.

Autores – Entre os nomes além dos destaques nacionais como Miriam Guindani, professora do Departamento de Métodos de Técnicas da Escola de Serviço Social e dos Programas de pós-graduação em Serviço Social (PPGSS) e Teoria Jurídica da Faculdade Nacional de Direito (PPGFND) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); a coletânea também conta com a colaboração do Doutor em Criminologia e graduado em Psiquiatria Clínica pela Universidade Nacional Autônoma do México, Eugenio Raúl Zaffaroni e do professor Loïc Wacquant, da Universidade de Califórnia – Berkeley e pesquisador no Centro de Sociologia Europeia do Collége de France.

Lançamento do livro Tensões Contemporâneas da Repressão Criminal
Data: 21 de agosto de 2014.
Horário: 19h
Local: Livraria Saraiva, Shopping Boulevard.