sábado, 26 de outubro de 2013

A LENDA DO CABEÇA DE CUIA ....


VAI VIRAR LIVRO E FILME. O Lançamento do filme será no próximo dia 16.11, na casa da Cultura, em Teresina, quanto ao filme ainda vamos esperar mais um pouco, pois ainda está em fase de produção.. 

Tanto o livro como o filme contam a história do Cabeça de Cuia, a saga de Crispim, um jovem garoto que morava nas margens do rio Parnaíba e que certo dia se revoltou, e no meio da discussão com sua mãe, atirou um osso contra ela, atingindo-a na cabeça e matando-a. Antes de morrer sua mãe lhe amaldiçoou a ficar vagando no rio e com a cabeça enorme no formato de uma cuia, que vagaria dia e noite e só se libertaria da maldição após devorar sete virgens, de nome Maria. Com a maldição, Crispim enlouquecera, numa mistura de medo e ódio, e correu ao rio Parnaíba, onde se afogou. Seu corpo nunca foi encontrado e, até hoje, as pessoas mais antigas proíbem suas filhas virgens de nome Maria de lavarem roupa ou se banharem nas épocas de cheia do rio. Alguns moradores da região afirmam que o Cabeça de Cuia, além de procurar as virgens, assassina os banhistas do rio e tenta virar embarcações que passam pelo rio.

A iniciativa de Carlos de Holanda tem o apoio da Prefeitura de Teresina, através da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves. 

Fonte: http://www.cidadeverde.com