sábado, 11 de maio de 2013

JUVENTUDE SE ENCONTRA COM O PAPA

 A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que acontecerá em julho de 2013 no Rio de Janeiro marcará a primeira grande viagem internacional do papa Francisco, o argentino que assumiu a Igreja após um conclave histórico e que desde então tem conquistado o carinho de fiéis e não fiéis pelo jeito simples de governar a instituição. 

Jovens de quase 200 nacionalidades estão entre os inscritos, incluindo peregrinos do principado de Mônaco e de Dubai. A primeira JMJ no Brasil terá a maior diversidade de países com representantes.

A programação oficial da JMJ inclui oração, pregação, shows com bandas católicas e os esperados momentos com o papa, como a via-sacra e a missa de encerramento. As principais atividades ocorrerão em palcos montados na praia de Copacabana, na zona Sul da capital carioca, e em fazendas particulares na região de Guaratiba, na zona Oeste

Viviane Rodrigues e Steli Ferreira:
 "Estaremos lá por um mesmo ideal, que é Cristo", 
Depois de acompanharem a JMJ em Madri, dois anos atrás, autoridades brasileiras – entre elas políticos e integrantes da cúpula da Igreja – perceberam a dimensão do evento.  têm percorrido milhares de municípios brasileiros como forma de promover o maior evento católico do mundo.

Números da Jornada no Brasil

De 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro

- 27 palcos

- 193 países enviarão representantes

- 900 bares e restaurantes estão credenciados no “kit peregrino”

- 85 mil voluntários inscritos

- 338 músicas inscritas

- 102 grupos de teatro e dança inscritos

- 38 exposições inscritas


Voluntariado para a Jornada

A América Latina é considerada hoje a força do catolicismo no mundo. Assim como a escolha de um papa latino-americano no último conclave, uma jornada no Rio de Janeiro também é percebida como sinal de que a cúpula da Igreja reconhece a importância do continente para a propagação da fé. Embora o número de católicos tenha diminuído consideravelmente nos últimos anos, o Brasil segue como referência de evangelização eficaz.


Confira as cidades que já receberam a jornada: Roma (1986), em caráter diocesano; Buenos Aires (1987); Santiago de Compostela (1989); Czestochowa (1991); Denver (1993); Manila (1995); Paris (1997); Roma (2000); Toronto (2002); Colônia (2005); Sidney (2008); e Madri (2011). 



Fonte: http://sites.correioweb.com.br