sábado, 20 de abril de 2013

Ação garante a criação de Secretaria da Mulher em três municípios do MARANHÃO

Após visita da Secretária de Estado da Mulher, Catharina Bacelar a quatro municípios maranhenses - Montes Altos, Lajeado Novo, Sítio Novo e Grajaú - durante está semana, três prefeitos garantiram a criação das secretarias municipal da Mulher.

Com essas quatro cidades, subiram para 153 o número de municípios visitados pela secretária Catharina Bacelar, o que equivale a 70% dos municípios maranhenses.

Catharina Bacelar apresentou a secretários, vereadores e às mulheres dos municípios visitados nesta semana, as principais ações realizadas pela Semu. Ela citou a própria itinerância, mobilização e empoderamento de lideranças feministas, diálogo e aproximação com os grupos de mulheres, palestras e capacitações - seminário sobre a aplicabilidade da Lei Maria da Penha para operadoras de direito; capacitação de trabalhadoras rurais; sensibilização do poder público.

De acordo com a secretária, o Governo Federal disponibilizou cerca de R$ 100 mil para campanhas de políticas públicas voltadas para as mulheres. E por meio do Governo do Estado, a Semu obtém o recurso de R$ 2,5 milhões para a realização de projetos beneficiando o segmento feminino.


Fonte: http://imirante.globo.com/noticias


* Aqui em Bacabal a SECRETARIA DA MULHER já foi implantada, o que significa, sem duvida, para o municpio um meio de atrair todos os instrumentos exigidos pela Lei Maria da Penha ao combate a todas as formas de violência contra a mulher como: a Vara da Mulher, Defensoria da Mulher, Casa Abrigo da Mulher, Centro de Referência de Atendimento à Mulher, Promotoria da Muher, Ouvidoria da Mulher e vários projetos de políticas públicas direcionados a mulher. Cabe a Secretaria da Mulher, dentre outras atividades, lembrar sempre o município de sua obrigação em realizar políticas públicas voltadas para as mulheres.
BACABAL NÃO TEM:
CASA ABRIGO PARA AS MULHERES
PROMOTORIA DA MULHER
OUVIDORIA DA MULHER
VARA DA MULHER
DEFENSORIA DA MULHER

E NEM DELEGACIA DA MULHER EM ATIVIDADE.