quarta-feira, 6 de março de 2013

Sabe o que é o MIQCB ?








 No sábado tive oportunidade de conhecer o Povoado São José dos Mouras, na cidade de Lima Campos. Atendendo convite para conversar com as mulheres e homens da comunidade acerca da violência doméstica, realidade que aflige as mulheres, pois alegam ter que conviver com uma cultura masculina que ainda permite ao homem agir com superioridade em relação as mulheres, seja em casa ou no trabalho.Para desenvolver a tematica na comunidade foi realizado um trabalho de pesquisa referetnte a prática de violência doméstica na comunidade. A pesquisa foi realizada pela aluna bolsista, ALDINA, que propõs uma importante discussão acerca da temática. 









 


Dando continuidade a discussão aproveitamos para fazer uma breve análise do papel da Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher. Foi um momento rico de troca de experiências, também de denúncias em relação a ausência do Estado e dificuldade de ver efetivadas garantias já previstas na Lei Maria da Penha. Como as mulheres do Povoado são membros associados do MIQCB, terminei sabendo mais sobre esse movimento.
 
... E você, conhece esse movimento? 
"   Somos quebradeiras de coco babaçu, extrativistas, donas de casa, mulheres, mães, avós, esposas, trabalhadoras rurais organizadas pelo MIQCB (Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu), que integra quatro estados brasileiros onde há ocorrência de palmeiras de babaçu: Maranhão, Tocantins, Pará e Piauí. Atualmente, buscamos mobilizar representantes de governos federal, estaduais e municipais para debater alternativas de desenvolvimento para as regiões de babaçuais. "
Onde atua o movimento? 

 O Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu atua nos quatro estados: Maranhão, Piauí, Pará e Tocantins, em forma de regionais.
No Maranhão, o MIQCB tem uma sede na capital São Luís, que fica localizada à rua Nascimento de Moraes (ou Rua 1), 437, bairro São Francisco e ainda conta com três regionais, sendo uma na Baixada Maranhense (no município de Viana), outra no Médio Mearim (em Pedreiras) e ainda outra em Imperatriz.
O MIQCB ainda conta com uma regional em Tocantins (Bico do Papagaio), outra no Sudeste do Pará (São Domingos do Araguaia) e ainda outra no Piauí (Esperantina).

Os produtos 

AZEITE

ARTESANATO

CARVÃO DE BABAÇU
SABÃO




















Fonte:http://www.miqcb.org.br/ MÁRCIA GARDÊNIA