sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Preso por estupro aguarda decisão judicial para começar curso no IFPI

O detento piauiense que foi aprovado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já foi matriculado e aguarda decisão judicial para saber se poderá ou não cursar "Sistema de Informação" no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI).


O diretor do presídio de Picos, Sival Hipólito, informou que já oficializou o pedido de liberação do preso de iniciais L.S.J., 35 anos, junto ao juiz da comarca do município e que só após a decisão o detento poderá ser liberado para ir à faculdade.

Ainda de acordo com o diretor, L.S.J. cumpre pena por estupro há quase quatro anos. A pena total é de 30 anos. "Mesmo que ele seja liberado para estudar, ele não deixará o presídio. Ele vai às aulas e volta para cá, para cumprir o restante da pena", explicou Sival.

No Piauí 47 presos realizaram as provas do Enem, que foram aplicadas nos dias 4 e 5 de dezembro, nas penitenciárias femininas de Teresina e Picos, no Presídio Regional de Picos e na Penitenciária Regional de Floriano (Vereda Grande). Os vestibulandos foram avaliados nas áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Redação e Matemática e suas Tecnologias.   

As regras para a participação dos presos no exame foram as mesmas aplicadas aos candidatos fora do sistema penal.

Atualmente, 10,2% dos presidiários do Piauí encontra-se em sala de aula e 60 professores foram disponibilizados pela Secretaria da Educação para atuarem lecionando da alfabetização ao ensino médio.

Fonte: http://www.cidadeverde.com/


Você acha que um preso do regime fechado deve estudar com ou sem escolta? Por quê? 

Caroline Souza -Lugar de bandido é na prisão, ainda mais pelos crimes que ele cometeu. Tem muita gente que merece essa vaga que ele conquistou. Além do mais, falta sempre policiamento, agora querem escoltar um preso ao invés de darem conta da marginalidade dessa cidade. Por favor, tá tudo errado! (Caxias do Sul - RS - Brasil / 01/10/2011 | 04:31)

Fabiane Ferreira - Acredito que lugar de bandido é na prisão, regime completamente fechado!! Quando ele estava em liberdade teve a oportunidade de ser um alguem na vida e preferiu entrar na vida do crime, então que pague pelo que FEZ! Posso estar sendo radical,mas se tambem der uma oportunidade de sair ele pode continuar no crime como muitos ficam, a maioria não muda. (Caxias do Sul - RS - Brasil17/09/2011 | 12:58)

Cristiana oliveira -Penso que vai depender do perfil do preso, o juiz atráves de laudos psiquiátricos pode decidir esta questão. É de conhecimento dos operadores do direito qué existe o laudo médico para saber se o preso tem condições ou não de estar no convívio da sociedade novamente. Além disso, é importante mencionar que o fim da pena é ressocializar, então estudar faz parte da ressocialização. (Caxias do Sul - RS - Brasil 31/08/2011 | 10:38)

Sheila A. - Homicídio e tráfico... bandido bom é bandido morto! (Caxias do Sul - RS - Brasil02/08/2011 | 13:55)

Angela Lopes - ...estudar?...sem escolta?...que lei é essa de carcere?... que advogado é esse que solicita que um detento ande livremente pelas ruas sem escolta?... s´o pode ser piada, né?....