quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

CONTINGENTE POLICIAL


Nem é preciso dizer que a insuficiência do contingente policial do Maranhão é histórica. São Luís cresceu para todos os lados, cresceu a população, ultrapassando 1 milhão de habitantes. Assim, manter a ordem e controlar as relações sociais de tanta gente não é uma tarefa fácil e exige muita, muita vontade politica. 

No intuito de amenizar esta situação, o Estado acaba de realizar concurso público para policia civil, militar e bombeiro. Se o número de vagas a ser preenchido resolve essa realidade de insuficiência já sabemos que não. E não precisa fazer muitos cálculos para ter essa certeza. O último concurso da policial civil aconteceu em 2006, com os policiais tomando posse apenas em 2009. Desse último grupo de policiais, escrivães e investigadores, muitos já deixaram a policia. Salário nada animador é a principal causa, para escrivães e investigadores, claro!.

A situação dos delegados de policia não é diferente em relação a sua infima quantidade, tanto é que muitas cidades do estado contam apenas com a presença da policia militar. 

Exemplo claro dessa insuficiência de profissionais se pode verificar aqui mesmo em Bacabal. No momento, apenas UM DELEGADO respondendo pelas cidades de BACABAL, LAGO VERDE, LAGO AÇU, BOM LUGAR e OLHO D'ÁGUA DAS CUNHÃS. 

E olha que só a cidade de Bacabal tem mais de 100.00 00  (cem mil habitantes), com um índice de criminalidade crescente.  

As equipes de policiais aqui são compostas:  1º DP (1 escrivão, 2 investigadores); 2º DP (1 escrivão, 2 investigadores); DEAM (3 investigadores, 1 escrivão) Delegacia Regional (05 investigadores, 2 escrivães e um 1 comissário). 

Se com todas as equipes presentes já é uma tarefa díficil, imagina com apenas UM DELEGADO. 

QUE DEUS PROTEJA A TODOS, PORQUE OU FALTA POLICIA, OU POLICIA MORRE DE TRABALHAR !!!  Salve Jorge !!!!