sábado, 27 de outubro de 2012

Professora é demitida após divulgar fotos de escola alagada em Imperatriz

Após chuva, sala de aula do Colégio Municipalizado Guilherme Dourado ficou alagada e alunos tiveram que se proteger com guarda-chuvas (Foto: Uiliene Araújo/Arquivo Pessoal)
"Acredito na liberdade de expressão e em formar alunos com uma visão crítica, que não se conformem com as coisas do jeito que elas estão".
 pALaVraS de Uiliene Araújo Santa Rosa, de 24 anos,  que foi afastada e teve seu contrato com a Prefeitura Municipal de Imperatriz encerrado nesta sexta-feira (26), após a publicação das fotos que mostravam uma sala de aula do Colégio Municipalizado Guilherme Dourado. Nas imagens é possível ver os alunos se protegendo com guarda-chuvas, além do chão da sala de aula alagado e buracos no telhado da instituição. De acordo com a professora, a intenção ao publicar as imagens era chamar a atenção para os problemas da rede municipal. “Não identifiquei o nome do colégio ou de qualquer funcionário da instituição, mas publiquei as fotos em meu perfil pessoal, pois acredito que não se deve ficar de braços cruzados diante de uma situação assim”
 
Na mesma semana em que as imagens foram divulgadas, a professora conta que a Secretaria de Educação providenciou reparos imediatos no telhado da escola. No dia 25 deste mês, no entanto, Uiliene foi afastada de seu cargo na unidade Guilherme Dourado e na sexta-feira (26), a professora recebeu um comunicado que anunciava o encerramento de seu contrato com a Prefeitura Municipal de Imperatriz por atos de conduta incabível.

“Fui punida pela publicação das fotos e isso não é justo. É o tipo de coisa que acontecia na época da ditadura, mas estamos em uma democracia, não é? Ela [a diretora] não está agindo como uma gestora. Está tratando a escola como propriedade privada, mas a escola é de propriedade pública, é do município. Acredito na liberdade de expressão e em formar alunos com uma visão crítica, que não se conformem com as coisas do jeito que elas estão. Cresci vendo meu pai e meus professores reivindicando os direitos de educação e aprendi a dar valor a ela, então não poderia ficar de braços cruzados frente a essa situação”, relatou a professora.

O secretário alegou que problemas internos não deveriam ser tratados em redes sociais e que a funcionária, efetivada há quatro meses, procedeu de forma errada. Ele afirma que não há perseguição contra a professora e que a medida administrativa também seria tomada em relação a outro funcionário que cometesse o erro.


COMENTANDO COM PRAZER! 

PRIMEIRO: PROFESSORA, PARABÉNS, ESSA ATITUDE FAZ PARTE DO SEU PAPEL.

SEGUNDO: QUE PROBLEMAS INTERNOS SÃO ESSES? A QUESTÃO É DE TODOS NÓS. É A COISA PÚBLICA MAL ADMINISTRADA SEM NENHUMA NOVIDADE. SÃO AS PESSIMAS CONDIÇÕES DE TRABALHO ATRAPALHANDO A QUALIDADE DO ENSINO PÚBLICO ( P Ú B L I C O !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!) E DESDE QUANDO TEM LOCAL CERTO PARA SE TRATAR ESSE TIPO DE SITUAÇÃO QUANDO SABEMOS QUE A EXPOSIÇÃO PÚBLICA DO VISTO E CONSENTIDO SÓ ACONTECE DEPOIS QUE A GENTE CANSA DE ESPERAR PROVIDÊNCIAS.... BRINCADEIRA !!!!!!!!!!!!!!!!!!! PARA NÃO DIZER, MOLECAGEM     !!!!!!!!!!!

TERCEIRO: A PROFESSORA ERROU, POR QUÊ? POR QUE MOSTROU A VERDADE. AH! ESQUECI QUE MOSTRAR A VERDADE NO NOSSO PAÍS, EM REGRA, MUITOS AINDA DESEJAM QUE CONTINUE SENDO MOTIVO DE CASTIGO, PUNIÇÃO... COISA DE GENTE PROBLEMÁTICA!

QUARTO:  EPISÓDIO ISOLADO ????????!!!!!!!   FAZ-ME RI !    ISOLADO COLETIVO AOS MONTES POR ESSE BRASIL DE MEU DEUS!

QUINTO: CONCORDO, NÃO É PERSEGUIÇÃO À PROFESSORA UILIENE, NÃO, DE FATO A FALA DO SECRETÁRIO ESTÁ CERTISSIMA, " a medida administrativa também seria tomada em relação a outro funcionário que cometesse o erro", POIS TENHO CERTEZA QUE A MEDIDA TOMADA SERIA A MESMA PARA QUALQUER UM QUE TIVESSE AGIDO DA MESMA FORMA, QUE NÃO É DE IRRESPONSABILIDADE NÃO, SENHORES E SENHORAS, É DE PURA VERDADE, OU NÃO !?

PROFESORA POR 10 ANOS. HÁ QUATRO POLICIAL. SERÁ QUE TAMBÉM SEREI PUNIDA POR APROVEITAR ESSE MOMENTO PARA DIZER QUE TAMBÉM ESTOU SEM CONDIÇÕES DE TRABALHO PORQUE A DELEGACIA EM QUE DESENVOLVO MINHAS ATIVIDADES ESTÁ SEM AR CONDICIONADO, SITUAÇÃO QUE TEM INVIABILIZADO AS SUAS ATIVIDADES E ALTERADO COMPLETAMENTE SUA ROTINA DE TRABALHO. NADA MAIS A DIZER, ENCERRO! 

Fonte: http://g1.globo.com/ma/maranhao